Na segunda-feira, 29, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a variante Ômicron, do coronavírus, representa um risco muito elevado para o planeta.
“Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, afirma a organização.
A OMS também afirmou que há muitas dúvidas sobre a variante, especialmente sobre o perigo real que representa e pesquisas para responder essas questões ainda estão sendo feitas.
Desde a semana passada, países têm suspendido voos vindos de países africanos na tentativa de frear a disseminação da variante, que já foi confirmada em todos os continentes (veja a lista de países aqui). Até o momento não se registrou nenhuma morte associada à variante ômicron.
Em antecipação ao aumento do número de casos à medida que a variante, relatada pela primeira vez na semana passada, se espalha, a agência da ONU sugeriu aos seus 194 estados membros acelerar a vacinação de grupos de risco e garantir que os planos estejam em vigor para manter os serviços de saúde.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.