Dando início oficialmente a 32ª edição da Olimpíada de verão nesta sexta-feira, 23, aconteceu às 8h (horário de Brasília) a abertura dos jogos olímpicos no Estádio Olímpico de Tóquio.
Pela primeira vez na história, as cerimônias de abertura e encerramento não possuem a presença de público devido a decisão tomada em decorrência do estado de emergência em Tóquio, que seguirá até o final das competições até 8 de agosto.
Nas províncias que irão sediar competições também não haverá público como: Chiba, que vai sediar competições de surfe, esgrima, taekwondo e luta olímpica, Kanagawa beisebol/softbol, iatismo e futebol, Saitama, basquete, golfe e futebol, Fukushima, beisebol/softbol e Hokkaido com futebol e atletismo.
Já as províncias de Miyagi, que sediará futebol, Shizuoka com ciclismo, e Ibaraki com futebol preveem 50% do público total, limitado a residentes no Japão durante as competições.
Abertura e competições
Ocorrida às 8h (horário de Brasília), a tradicional cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos contou com apenas quatro pessoas para a cerimônia, o número mínimo exigido de atletas e oficiais, sendo eles: porta-bandeiras Bruno Rezende, de voleibol e Ketleyn Quadros, do judô, o chefe de Missão Tóquio 2020, Marco La Porta e um oficial administrativo.
De acordo com o COB, “a decisão foi tomada levando-se em consideração a segurança dos atletas brasileiros em cenário de pandemia, minimizando riscos de contaminação e contato próximo”.
Com o imperador Naruhito declarando a abertura das competições, os desfiles das delegações da abertura dos Jogos Olímpicos seguiu de forma particular, por ordem do alfabeto japonês katakana, em que o Brasil foi a 152º delegação a entrar no desfile.
De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, essa será a Olimpíada com maior equilíbrio de gênero da história: quase 49% dos inscritos são mulheres. O atletismo é o esporte com maior número de participantes: 2.176. Por outro lado, apenas 19 atletas irão disputar as competições de ciclismo BMX na categoria freestyle.
Ao todo, os Jogos Olímpicos de Tóquio terão 339 eventos que distribuirão medalhas em 46 modalidades, com 33 esportes. Neste ano, cinco modalidades estreiam ou voltam ao calendário de competições: beisebol/softbol, karatê, skate, surfe e a escalada esportiva.
Fonte: Portal Em Tempo
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.