Patrícia Patrocínio; 08/11/2021 às 17:00

O poder transformador da arte é foco da nova peça da Cia Lúdica

A narrativa gira em torno de Cícera, uma professora de educação artística de uma escola pública

Levantar a pauta de educadores mais engajados na questão da arte como um lugar importante no desenvolvimento do ser humano é o mote do espetáculo digital “A Professora”, da Cia Lúdica. O projeto, que estreia no dia 11 de novembro, às 21h, será exibido no canal do Youtube da Lúdica, com acesso liberado para qualquer horário, até o dia 30 de novembro. O dramaturgo Paulo Drumond e a diretora Marcya Harco decidiram montar o novo trabalho sobre a importância da arte na vida das pessoas depois de criarem o espetáculo imersivo A Utopia na Era da Incerteza, em 2019, no Tendal da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo. 

“A inspiração para a nova peça veio dos relatos de espectadores da obra anterior, principalmente de educadoras e suas turmas de estudantes”, conta Paulo, ressaltando que as professoras vinham de ônibus com seus alunos e os estimulavam a participar. “Começamos a querer falar dessa pessoa, desse ser humano que se doa para que o outro possa ter uma vida melhor e em quanto a arte é fundamental para a formação dos indivíduos.” Como fonte de referência em sua pesquisa em busca de uma estética despojada a diretora cita o fotógrafo americano Irving Penn (1917 e 2009, “que potencializa a expressão humana em suas fotos”, de acordo com Marcya Harco) e o diretor de cinema francês Robert Bresson (1901-1999). 

A narrativa gira em torno de Cícera, uma professora de educação artística de uma escola pública que também coordena um grupo de performance com algumas alunas e alunos. Cícera costuma levar a turma para participar de atividades artísticas, extraescolares, mediando e facilitando o diálogo entre a classe, porque acredita que assim, os(as) estudantes poderão descobrir outras maneiras de sentir, indo ao encontro de novas forma de lidar com o mundo e com a realidade que os cerca, sendo capazes de discernir sobre as escolhas em suas vidas futuras. 

Cícera torna-se uma confidente pessoal dos mais próximos, até que um grave acontecimento interfere na realidade do grupo, provocando riscos e ameaças a todo o seu círculo de convivência, fazendo com que a professora e sua turma tenham que tomar decisões cruciais para resolver o infortúnio. Com curta duração, pouco mais de 40 minutos, a peça tem cenário simples, um fundo infinito preto. Em cena são 10 atores, incluindo participação do autor e da diretora, que atravessa todo o espetáculo, pois faz o papel da personagem-título. Com uma estética minimalista, recorrendo à câmara única, coreografada, mesclam-se imagens das cenas entre os estudantes em suas performances artísticas e dos impasses de familiares e figuras-chave da trama, diante do enfrentamento de perigo iminente, vividos pelo grupo que envolve a professora. 

SINOPSE 

O espetáculo narra circunstâncias em torno da professora Cícera, que, junto ao seu grupo de estudantes, criou um coletivo de performance, no qual desenvolve atividades artísticas como teatro, dança e música. Por trás do universo da arte, em que florescem os sonhos dos jovens, a busca por conhecer e transformar o mundo, o desejo de realização profissional e liberdade de viver são surpreendidos por uma condição de vulnerabilidade que gera risco de perigo ao grupo e aos seus familiares. 

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia / Roteiro – Paulo Drumond. Direção – Marcya Harco. Coordenação de Pesquisa Dramatúrgica – Carlos Meceni. Coordenação Geral – Marcya Harco. Projeto audiovisual – Emergência Cuadrante. Elenco: Agostinho.exe, Carlos Meceni, Cássia Carvalho, Érica Franze, Marcya Harco, Natália Camilo, Paulo Drumond, Pitter Guimarães, Victor de Seixas, Zu Aguiar. Coreografia da performance de dança (Jennifer) – Érica Franze. Texto da performance (Sofia) – Natália Camilo. Trilhas das performances (Jennifer) e (Sofia) – Agostinho.exe. Performance (Exe) – Agostinho.exe. Poesia da performance (Exe) – Paulo Drumond. Efeito visual no computador da cena (Miro) – Agostinho.exe. Produção / Assistência – Agostinho.exe, Érica Franze e Natália Camilo. Fotografia – Andy Barac. Edição – Mariana Furukawa. Captação de imagens – Michel Botto. Captação de áudio – Caíque Mendes. Finalização de áudio – Alexandre Marino / Estúdio Arranhador . Assessoria de Imprensa – Arte Plural Assessoria de Comunicação. Produção / Administração – Cia. Lúdica / Sonhos de Uma Noite Produções Artísticas. Projeto contemplado pelo Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc N° 47/2020 “Prêmio por Histórico de Realização em Teatro”.

Fonte: Assessoria

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.