Patrícia Patrocínio; 15/04/2021 às 10:30

‘Time-Travel Rephotography’ nova técnica que usa Inteligência Artificial para colorir fotos antigas

Desenvolvida por um time de pesquisadores da Universidade de Washington, da Universidade de Berkeley e do Google Research

Uma nova técnica que  faz uso de Inteligência Artificial pode ter descoberto mais um método para colorir fotos antigas. Com isso, a tecnologia batizada ‘Time-Travel Rephotography’ têm alcançado resultados impressionantes.

Desenvolvida por um time de pesquisadores da Universidade de Washington, da Universidade de Berkeley e do Google Research, a inteligência Artificial é treinada com um vasto banco de dados de fotos digitais para gerar uma imagem que compartilha muitas características com o modelo original em preto e branco, só que com cores.

(FOTO: REPRODUÇÃO/ Time-Travel Rephotography)

O sistema consegue até mesmo identificar as limitações técnicas da época, como contraste e exposição, para então corrigir seus problemas e criar uma versão quase perfeita do registro original. Um dos grandes diferenciais da Time-Travel Rephotography é a capacidade de analisar o impacto da luz na pele, para então identificar com precisão o tom da pele da pessoa fotografada.

Além da pura curiosidade de imaginar como seriam rostos históricos do passado sob o olhar das lentes com tecnologia de ponta de hoje, a técnica também pode ajudar a humanizar figuras importantes que muitas vezes parecem mitificadas pela escassez de registros. Com o Time-Travel Rephotography, então, poderemos esperar que, nos próximos anos, vejamos os rostos de personalidades históricas como eles realmente eram.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.