Patrícia Patrocínio; 14/10/2021 às 17:00

Minus: nova rede social inspirada no Facebook, mas permite apenas 100 posts para toda vida

A rede social foi criada por Ben Grosser, um artista e professor da Universidade de Illinois (EUA)

Ben Grosser, um artista e professor da Universidade de Illinois, nos EUA, criou o Minus, uma rede social com o objetivo de ser uma provocação, e não um negócio sustentável, se baseando em mais de uma década de estudos explorando formas de fazer uma comunicação mais saudável e rica na internet.

O trabalho do pesquisador se tornou ainda mais relevante à medida que documentos internos vazados e o testemunho do denunciante Frances Haugen revelaram o quanto os negócios de Mark Zuckerberg estão impactando negativamente pessoas de todas as idades. 

Apesar da rede social seguir um modelo semelhante ao Facebook, o Minus desencoraja o uso constante. Cada usuário recebe um total de 100 postagens para usar durante toda a sua vida, o que os força a pensar sobre como desejam usar cada postagem. Além disso, não há curtidas ou contagens de seguidores. A plataforma tem como intuito estimular a conversa, uma vez que é possível responder às postagens livremente, também não exibe anúncios para gerar receita e não tem os mesmos incentivos que o Facebook para manter os usuários consumindo.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.