Hilana Rodrigues; 28/10/2021 às 12:00

Google permitirá remover imagens de menores de 18 anos dos resultados de busca

A ferramenta permite que a retirada seja solicitada pelos menores de idade, pais ou responsáveis legais

A Google lançou o novo recurso entre suas últimas ações de segurança para crianças e adolescentes. Desta vez, a função permite solicitar a retirada de fotos de menores de idade dos resultados de busca do site.

A solicitação de retirada pode ser realizada por qualquer pessoa a partir da página de ajuda. É necessário fornecer os URLs das imagens, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor e o nome e parentesco do indivíduo que pode estar agindo em nome do menor, sejam os pais ou guardião.

Por enquanto, não estão disponíveis os critérios adotados pelo Google, mas a empresa disse que irá retirar todas as imagens solicitadas, com exceção das imagens que possuem interesse público ou dignidade de notícia e lembra que as fotos são retiradas dos resultados de busca, não da internet.

A empresa ainda afirma que só aceitará os pedidos feitos para pessoas que ainda não possuem 18 anos. Ou seja, se o solicitante tiver mais de 18 anos e quiser deletar imagens suas enquanto menor de idade, a empresa não aceitará, visto que é mais fácil comprovar sua idade atual do que a idade em uma imagem.

Também há novas opções de remoção de imagens de menores de idade em que solicita a remoção de tipos específicos de conteúdo prejudicial, incluindo imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa e informações financeiras ou médicas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.