Isabella Botelho; 13/01/2021 às 14:00

Google cria fundo para combater desinformação sobre a vacina

Projeto faz parte das iniciativas de combate à desinformação sobre Covid-19

A Google News Initiative anunciou na última terça-feira, 12, um Fundo Aberto de US$ 3 milhões contra a desinformação sobre as vacinas da Covid-19. A iniciativa vai beneficiar veículos jornalísticos que se proponham a trabalhar na checagem de notícias e no combate à desinformação. Segundo o Google, até agora, mais de dez mil fatos já foram checados sobre a pandemia. Entretanto, com o início da vacinação ao redor do mundo, a desinformação vem se agravando.

O fundo é aberto para organizações de todos os tamanhos e para inscrever um projeto o jornalista deve seguir alguns requisitos: produzir conteúdo de notícia original e focar na produção de notícias centrais, ter um histórico comprovado e reconhecimento de terceiros em atividades de verificação ou checagem de fatos, ou ainda colaborar com uma organização com tal reconhecimento.

Uma equipe global composta por especialistas em desinformação e imunização de todo o mundo escolherá os beneficiários, entre eles está a brasileira Angela Pimenta, Diretora de Operações do Projor.

A iniciativa se soma ao fundo de US$ 6,5 milhões de apoio a iniciativas de combate à desinformação sobre Covid-19. Também em 2020, a Google News Initiative lançou o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, impactando mais de 5600 pequenas e médias organizações de jornalismo no mundo (380+ apenas no Brasil), como parte do trabalho da Google News Initiative por um jornalismo mais forte. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.