Isabella Botelho; 12/03/2021 às 16:45

Estudo aponta que 1 em cada 5 trabalhadores da saúde teve depressão durante a pandemia

O estudo analisou região por região e descobriu que trabalhadores da saúde do Oriente Médio possuem os maiores índices de ansiedade e depressão

Estudo publicado pela revista científica PLOS One aponta que, a cada cinco trabalhadores da saúde, ao menos um sofreu com depressão ou ansiedade durante a pandemia do coronavírus. Além desses problemas, o estresse pós-traumático também foi registrado na mesma proporção entre os entrevistados.

Muitos dos diagnósticos dos trabalhadores da saúde se dão, principalmente, pelo excesso de jornada e longas horas trabalhando em condições extremamente desgastantes. Testemunhar as condições dessas pessoas levou Nathaniel Scherer a levantar números e fazer a pesquisa. Mais de 65 estudos foram unidos, com dados de 97 mil pessoas de todo o mundo para finalizar o projeto.

“Evidências anteriores nos mostraram que experiências como as vividas durante a pandemia podem levar a estresse, fadiga e desgaste, o que pode aumentar consideravelmente o risco de transtornos mentais comuns”, disse Scherer, pesquisador da London School of Hydiene and Tropical Medicine.

O estudo analisou região por região e descobriu que trabalhadores da saúde do Oriente Médio possuem os maiores índices de ansiedade e depressão – 28,9% e 34,6%, respectivamente. Já a América do Norte teve os números “menos preocupantes”, com 14,8% dos trabalhadores sofrendo de ansiedade e 18,7% de depressão. Do total dos participantes, 70% se identificam como mulheres. Além disso, 45% são enfermeiros, 27% são médicos, 11% ocupavam outros ofícios do meio médico e 1% eram de setores administrativos e de assistência em hospitais.

Ainda de acordo com Scherer, é importante analisar os resultados com cautela, uma vez que sete pesquisas foram feitas no Oriente Médio e apenas duas na América do Norte. Já a América do Sul representou apenas um dos 65 estudos realizados.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.