Nayá Costa; 01/08/2019 às 17:00

Em débito com o Planeta Terra

Global Footprint Network (GFN) anuncia esgotamento de recursos naturais renováveis para 2019

O chamado Dia de Sobrecarga da Terra (Overshoot Day), calculado desde 1986 bateu recorde esse ano, chegando mais cedo que todas as datas na história. Isso significa que para abastecer as demandas de todo o globo daqui para frente, seria preciso usar todos os recursos disponíveis na Terra e mais um pouco. Entramos no vermelho com o nosso próprio planeta.

O custo da chegada antecipada fica evidente com o desmatamento de áreas cada vez maiores, a erosão dos solos do planeta, a perda da biodiversidade e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. A tendência é que cada vez mais a humanidade gaste os seus recursos disponíveis antes do final de cada ano, mostrando que é urgente a necessidade de reverter esse cenário.

A preocupação é grande, mas, ainda é possível reverter esse cenário. O WWF-Brasil calculou que se conseguirmos postergar o Dia de Sobrecarga da Terra em cinco dias a cada ano, em menos de três décadas a humanidade estará dentro dos limites do planeta.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.