Hilana Rodrigues; 11/08/2021 às 09:40

Curta amazonense é destaque em festivais na Turquia e Suécia

O curta apresenta a vida de uma atriz com a crise devido a pandemia

Dirigido por Diego Bauer, o curta-metragem “Terra Nova”, tem se destacado no cinema mundial ao participar de dois festivais europeus: ganhando o prêmio de melhor filme estrangeiro no Istanbul Film Awards, na Turquia, e fazendo parte da seleção do mês no Lulea Film Festival, na Suécia.

Realizado pela produtora cultural Artrupe entre novembro e dezembro de 2020, o filme apresenta a história da atriz de teatro Karoline que, em abril de 2020, vai a uma agência da Caixa solicitar o seu auxílio emergencial, retratando a vida de muitos da mesma área.

As seleções nacionais, além de marcarem o início da trajetória do filme em festivais internacionais, também é uma forma de apresentar um pouco mais das produções e realidades regionais. Para Bauer, diretor do curta, quanto mais longe eles chegam, mais se cumpre o objetivo do projeto.

“Terra Nova é inspirado numa estética europeia de cinema, em filmes que tratam sobre os dramas de pessoas comuns em períodos conturbados social e economicamente, então iniciar a trajetória em festivais europeus é um motivo de empolgação pelo que isso pode representar de visibilidade, mas também um reconhecimento do que nos inspirou para chegarmos ao resultado final”, comenta.

Com 22 minutos de duração, Terra Nova é composto pela mesma equipe que realizou o filme anterior de Bauer, “Enterrado no Quintal”, que também foi premiado e tem como tema a condição de ser artista em Manaus durante o contexto de crise econômica na pandemia.

“Toda a equipe do filme têm em comum o drama da Karoline, pois todos se viram sem perspectiva de emprego, e descredibilizados por um momento do país em que ele vira as costas a sua cultura, e trata o artista como vilão. Poder realizar o filme com uma equipe formada por artistas com anos de carreira é um privilégio, e também um posicionamento político”, finaliza Bauer.

O projeto foi contemplado pela lei Aldir Blanc por meio do edital de Conexões Culturais da Manauscult e Governo Federal.

Com informações da assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.