Hilana Rodrigues; 21/07/2021 às 14:30

Conheça Stephanie Balduccini, a nadadora mais jovem do Brasil na Olimpíada de Tóquio

Aos 16 anos, a paulista sai do Brasil para uma competição mundial

Moradora de São Paulo, Stephanie Balduccin, além de ser uma das estreantes nas Olimpíadas de Tóquio, é a nadadora mais jovem brasileira a  disputar uma competição desta modalidade olímpica desde 1980.

Nos Jogos Olímpicos Moscou 1980, o nadador Ricardo Prado, com 15 anos, foi o nadador brasileiro mais jovem a participar dos jogos olímpicos. Stephanie, a se tornando a mais jovem mulher nadadora na competição, falou ao site do Comitê Olímpico do Brasil, sobre a sensação em representar o Brasil. 

“Não tenho palavras para descrever isso. Já estava muito feliz com a classificação aos 16 anos e fiquei ainda mais ao saber dessa marca. Não falei com ele depois que me classifiquei, mas ele me deu os parabéns na seletiva. Meus pais sempre me disseram que o Ricardo me elogiava nas competições.”

Em Tóquio, a nadadora irá disputar o revezamento 4x100m livre, ao lado de Etiene Medeiros, Ana Vieira e Larissa Oliveira. Stephanie é uma dos 26 atletas brasileiros (16 homens e 10 mulheres) classificados na modalidade.

Ainda mais nova, em 2019, Stephanie se destacou ao se tornar a primeira nadadora a ser campeã nas provas dos quatro estilos, sendo  nado livre, costas, borboleta e peito, na distância dos 100m. Além de venceu sete das dez provas que disputou, ganhando três recordes nacionais. 

Hospedada na Vila Olímpica, a nadadora está treinando em dois períodos no Tokyo Aquatics Centre. As primeiras disputas têm início previsto para o dia 24 de julho. Esta é a primeira competição mundial de Stephanie.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.