Por Isabella Botelho; 25/02/2019 às 14:26

Conheça os vencedores do Oscar 2019

A noite entrou para a história pela representatividade e recorde de prêmios para profissionais negros (7) e mulheres (15)

Na noite de ontem, 24, aconteceu a 91ª edição do Oscar. A cerimônia foi realizada no tradicional Dolby Theater, em Los Angeles, e, pela primeira vez desde 1989, não teve apenas um apresentador, mas um time de celebridades no comando.

Como de costume, os indicados a Melhor Canção Original se apresentaram, e foi um espetáculo a parte! Mesmo sem indicação na categoria, Queen + Adam Lambert abriram a cerimônia com um show enérgico e uma homenagem à Freddie Mercury, aclamado de pé pela plateia. Ao longo da noite, Jennifer Hudson interpretou “I´ll Fight”, de RBG; Gillian Welch e David Rawlings performaram “When a cowboy trades his spurs for wings”, do filme “The Ballad of Buster Scruggs”; mas foi o dueto de Lady Gaga e Bradley Cooper que roubou a cena: o casal fez uma apresentação impecável e emocionante de “Shallow”, que rendeu a única estatueta ao filme ‘Nasce uma estrela’.

As emoções não pararam por aí! A noite ficou marcada pela representatividade e pelo recorde de prêmios para profissionais negros (7 estatuetas) e mulheres (15).

‘Pantera Negra’, filme com elenco principal 100% negro, levou três prêmios, dos quais dois foram conquistados por mulheres negras pela primeira vez na história: Ruth E. Carter pelo Melhor Figurino e Hannah Beachler, Direção de Arte.

Regina King levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante e foi a única mulher negra dentre as dez atrizes indicadas ao Oscar; Mahershala Ali ganhou como Melhor Ator Coadjuvante, consagrando-se o primeiro ator negro a ganhar um Oscar duas vezes.

‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ foi escolhido como a Melhor Animação. O filme também fez história ao representar um rosto negro por trás da famosa máscara do Homem-Aranha.

O documentário “Period. End of sentence”, dirigido por Rayka Zehtabchi e original da Netflix, ganhou o prêmio de Melhor Documentário Curta Metragem. Produzido a partir de financiamento coletivo, o filme retrata a realidade de mulheres indianas que sofrem com o tabu que envolve a menstruação. 

‘Bohemian Rhapsody’ foi o maior premiado da noite, faturando 4 estatuetas das 8 categorias às quais foi indicado, incluindo Melhor Edição, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.

‘Roma’ recebeu três estatuetas e Alfonso Cuarón venceu pela segunda vez como Melhor Diretor, categoria que nos últimos seis anos premiou 5 mexicanos: o próprio Cuarón, Guilherme del Toro e Alejandro Iñarritu. O filme venceu também nas categorias Melhor Fotografia e Filme Estrangeiro.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores do Oscar 2019:

MELHOR FILME – Green Book – O Guia

DIREÇÃO – Alfonso Cuarón, “Roma

ATRIZ – Olivia Colman, “A Favorita”  

ATOR – Rami Malek, “Bohemian Rhapsody”  

ROTEIRO ADAPTADO –  “Infiltrado na Klan”  

ROTEIRO ORIGINAL – “Green Book – O Guia” 

ATRIZ COADJUVANTE – Regina King, “Se a rua Beale falasse”  

ATOR COADJUVANTE – Mahershala Ali, “Green Book – O Guia”  

DIREÇÃO DE ARTE – “Pantera Negra”  

FOTOGRAFIA – “Roma”  

FILME ESTRANGEIRO – “Roma” (México)  

LONGA DE ANIMAÇÃO – “Homem-Aranha no Aranhaverso” 

FIGURINO – “Pantera Negra” 

EDIÇÃO DE SOM – “Bohemian Rhapsody”  

MIXAGEM DE SOM – “Bohemian Rhapsody”  

CURTA DE ANIMAÇÃO – “Bao”  

CURTA METRAGEM – “Skin” 

TRILHA SONORA – “Pantera Negra”  

EFEITOS ESPECIAIS – “O primeiro homem” 

EDIÇÃO – “Bohemian Rhapsody”  

MAQUIAGEM – “Vice” 

CANÇÃO ORIGINAL – “Shallow”, “Nasce uma estrela”  

LONGA DOCUMENTÁRIO – “Free Solo”  

CURTA DOCUMENTÁRIO – “Period. End of sentence”

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.