Na semana em que o Brasil assistiu à polêmica envolvendo a influenciadora Gabriela Pugliesi, a Marie Claire México mostrou em sua capa de maio quem são as reais líderes e influenciadoras que surgem em momentos como os que vivemos: as profissionais da saúde. Na capa, os dizeres “As verdadeiras influencers: A resiliência tem o rosto de uma mulher” e uma fotografia que exibe o rosto de uma profissional com marcas de equipamentos de proteção individual, demonstrando todo o esforço de horas de trabalho no combate à pandemia de coronavírus.
https://www.instagram.com/p/B_iwKoil1Ek/?utm_source=ig_web_copy_link
“Uma pandemia que de repente tirou a relevância do que não merece, para dar lugar a verdadeiras influenciadoras. Elas são nossos influenciadores, as mulheres cuidam e trabalham, nesta edição queremos homenagear cada uma delas”, diz a revista através de post no Instagram.
A editora-chefe, Kira Alvarez, relembrou, em um texto no site da revista, os desafios vividos principalmente pelas mulheres durante esses últimos tempos: “Isolamento, fadiga, multitarefa, medo do desconhecido, luta para se manter saudável (até mentalmente), pular refeições e banhos, lágrimas por falta de sono seguidamente por episódios de ansiedade, acreditando que você falha todos os dias, todo mundo pergunta sobre o bebê e ninguém pergunta sobre a mãe (…) A quarentena da covid-19 é muito parecida com o pós-parto. As semanas de autoisolamento — completamente a sós — com meu menino de um ano e meio, são uma lembrança fiel de quando nos conhecemos. E continuamos novamente”.
Apesar de tudo, Alvarez reconhece sua posição de privilégio e afirma que, por isso, decidiu dedicar a capa da revista do mês de maio para fazer uma homenagem às profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Em seu texto, ela acrescenta: “Estas são nossas influenciadoras, as mulheres que proveem, que cuidam, que arregaçam as mangas, que não se encolhem… Para elas, para você, nossa edição. Hoje, mais do que nunca, acreditamos que a resiliência tem o rosto de uma mulher”.
A fotografia da capa, tirada por Alberto Giuliani, foi captada num hospital da região de Pésaro, na Itália. Através de seu Instagram, o fotógrafo relatou detalhes sobre o trabalho. “Os olhares dos médicos e enfermeiros estão vazios ao final do turno, exaustos com uma quantidade de trabalho nunca vista. Suas certezas também estão vazias, sufocadas pelo sentimento de impotência em relação a um vírus desconhecido e mortal. Vazia também as despedidas, parentes que veem seus entes queridos partirem sem o conforto da última saudação, do último beijo. Eis as marcas deixadas pelas máscaras no rosto dos profissionais da saúde. Um vazio que, em breve, seremos chamados para preencher todos juntos”.
https://www.instagram.com/p/B-uHTZGl1cl/
Giuliani, inclusive, é o autor das imagens que compõem uma recente campanha da Dove que viralizou:
O momento que vivemos revela quem são as pessoas que realmente têm a coragem de enfrentar as adversidades. Como disse Andrew Cuomo, governador de Nova York, citando Franklin Roosevelt, para homenagear os médicos que estão na linha de frente contra a Covid-19: “Coragem não é a ausência de medo, mas a constatação de que há algo mais importante do que ele”.
Deixamos aqui, também, nossa homenagem a todos os profissionais da saúde, sobretudo aos da nossa cidade, que estão no combate incessante ao coronavírus.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.