Isabella Botelho; 24/06/2019 às 14:00

As marcas na Parada LGBT de São Paulo

Avon, Burger King e Uber são algumas das marcas que apoiaram o evento

Com tema em homenagem aos 50 anos da Revolução de Stonewall, levante contra a violência policial ocorrido em uma bar homônimo dos Estado Unidos, a 23ª Parada do Orgulho LGBTQ+ de São Paulo reuniu cerca de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista no último domingo, 23.

Organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), esse ano o evento colocou 19 trios na Paulista e teve o Burger King como patrocinador master, além de contar com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, que investiu R$ 1,8 milhões na marcha.

Aproveitando a visibilidade da Parada, diversas marcas promoveram ativações durante todo o mês de junho e, principalmente, durante o desfile. Confira algumas:

Accor

Escolhida como a rede de hoteleira oficial da Parada pelo segundo ano consecutivo, a Accor preparou uma programação especial nos bares e alguns dos artistas que participaram do evento ficaram hospedados no hotel.

(Reprodução/Internet)

Adidas

Em junho, a marca lançou a coleção Pride Pack, composta por peças estampadas pelas seis cores da bandeira e que ganham logos e detalhes coloridos nas camisetas, shorts, casacos e nos tênis recém-lançados Ozweego, Nizza e Continental 80.

Tênis Ozweego (Reprodução/Internet)

Parceira da marca há mais de três anos, Pabllo Vittar é a estrela da campanha nacional da Pride Pack.

Pabllo Vittar é a estrela da campanha nacional da Adidas (Reprodução/Internet)

Amstel

Presente pela primeira vez na Parada LGBT de São Paulo, a cerveja do grupo Heineken montou um letreiro I am Proud e I am Free, inspirados em Amsterdam, referência quando o assunto é liberdade de expressão.

“Lá as pessoas podem ser quem elas quiserem, sem julgamentos. Essa é a cidade de origem de Amstel, e a marca carrega consigo estes valores. Estamos felizes em ser a cerveja oficial de um evento que também compartilha essa mensagem”, afirma Renan Ciccone, gerente de Marketing da Amstel.

A marca também foi à Paulista com Iza, DJ Etcetera e DJ Giordana Forte no trio elétrico Demolidor, da MB Brandtruck, empresa especializada no segmento.

Amstel foi à Paulista com o Trio Demolidor (Reprodução/Internet)

Avon

Assim como a Amstel, a Avon também patrocinou a Parada LGBTQ+ de São Paulo pela primeira vez e já estreou com um trio elétrico próprio comandado por celebridades como Gloria Groove, Aretuza Love, Luísa Sonza e MC Pocahontas.

Burger King

Patrocinador master da edição desse ano, a rede de fast food, que patrocinou o evento pela primeira vez em 2018, trouxe, em parceria com a MaxMilhas, a cantora Melanie C, integrante do famoso grupo britânico Spice Girls, e o grupo inglês de drag queens Sink the Pink. A programação do trio elétrico da marca também contou com show de Lexa, As Donas e DJ Cris Negrini.

O Burger King trouxe a Spice Girl Melanie C para desfilar em seu trio pela Paulista (Reprodução/Internet)

Além de promover a personalização da coroa, símbolo da marca, o BK também inovou no menu com o lançamento do “Shake Arco-Íris”, sobremesa que tem como diferencial algodão doce, além de sorvete de baunilha, calda roxa e granulados coloridos. Todo lucro obtido da venda do produto será revertido para a Casa 1, ONG de São Paulo que presta auxílio à comunidade LGBT.

O shake arco-íris foi criado em homenagem à comunidade LGBT (Reprodução/Internet)

Fleurity

A Fleurity, marca de coletores menstruais, lançou uma edição limitada do Freedom em apoio ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Além do produto, a marca promoveu diversas ações em prol da causa LGBT durante o mês de junho, entre elas, uma campanha, veiculada no próprio canal da marca, em que são reproduzidas entrevistas com pessoas LGBT em situações cotidianas.

Levi´s

A marca lançou a coleção Pride 2019 em homenagem a comunidade LGBT e colocou à venda camisetas, jeans e bonés com a logo da marca em várias combinações com as cores do arco-íris.

A logomarca das peças da coleção Pride ganharam cores especiais no mês de junho  (Reprodução/Internet)

Nos Estados Unidos, a grife se uniu à OutRight Action International, organização que promove os direitos LGBT. Já no Brasil, a Levi´s apoiou a primeira edição do Chama Festival, realizado no dia 20 de junho, em São Paulo.

Mercado Livre

Participando da Parada LGBT de São Paulo como um dos patrocinadores, o Mercado Livre preparou um vídeo estrelado pelos influencers Edu e Filipe, Lorelay Fox, Louie Ponto e Mandy Candy com o intuito de chamar a atenção da comunidade LGBT e daqueles que apoiam a causa para darem as mãos em sinal de respeito e amor.

Skol

Inspirada em “Charisma, uniqueness, nerve e talent”, mantra de RuPaul´s Drag Race, a Skol Beats lançou a Skol Beats Queen com quatro novas latinhas em homenagem à comunidade LGBTQ+ e convidou quatro das mais icônicas drag queens do Brasil para promovê-las: Lia Clark (Talent), Rita Von Hunty (Nerve), Ikaro Kadoshi (Uniqueness) e Aretuza Lovi (Charisma).

Além da Beats Queen, a Skol uniu-se à Pantone, empresa referência em controle e especificação de cores, para o lançamento do Pride Pack Skol, uma coleção especial com latinhas nas cores do arco-íris e design inspirado na cartela de cores da marca.

O Pride Pack Skol foi criado em parceria entre a Skol e a Pantone (Reprodução/Internet)

No total, são 6 latinhas diferentes que receberam o nome de Pride para celebrar o significado de cada uma das cores da bandeira e do orgulho LGBTQ+.

O design e cores das latinhas foi inspirado na cartela de cores da Pantone (Reprodução/Internet)

Uber

A Uber chegou à Paulista em um trio elétrico com 13 artistas representando as 12 bandeiras – Candy Mel (transexuais), Bia Ferreira (lésbicas), Cup (assexuais), Karol Conká (bissexuais), Dudu Bertholini (fluido), Pepita (polissexuais), Lia Clark (queers), Jaloo (não-binários), Triz (agêneros), Dionne Freitas (intersexuais), Driade Aguiar (pansexuais), Matheus Carrilho (gays) e Bruna Linzmeyer –  e cada um vestindo figurinos criados por Fernando Cozendey nas cores da bandeira que representa. Outra atração do trio foi a cantora Alinne Rosa.

A Uber fez ainda intervenções nas estações de metrô Consolação, Vila Madalena, Santa Cruz, Itaquera, Jabaquara, Paraíso, Barra Funda, Vila Prudente, Luz, Morumbi, Capão Redondo e Campo Limpo com painéis das 12 bandeiras representadas durante a Parada (Gay, Trans, Lésbica, Queer, Agênero, Gênero Fluido, Não Binário, Intersexual, Assexual, Bissexual, Panssexual e Polissexual).

Com o tema “Orgulho em todas as cores”, a empresa disponibilizou post-its com códigos de 15% de desconto para quem usou o Uber como complemento do trajeto para ir ou voltar do evento. A ideia da proposta é que as pessoas não usem o Uber até o local da Parada, mas até uma estação de metrô e dali partam usando o transporte público até da Avenida Paulista.

O Uber Eats também marcou presença no evento ao levar à Paulista uma instalação na qual o público encontrou espelhos gigantes com imagens de todas as 12 bandeiras representadas na Parada e quilos de glitter biodegradável na cor de cada uma delas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.