Na última quarta-feira, um estudo inédito foi publicado na revista Nature. De acordo com o levantamento, pesquisadores da Alemanha descobriram “cidades” na Amazônia da Bolívia que datam da era pré-colonial.
Os locais foram descritos pelos cientistas como “assentamentos urbanos de baixa densidade”. Ao todo, os pesquisadores encontraram dois grandes assentamentos e mais 24 menores, totalizando 26 assentamentos; desses, 11 ainda não eram conhecidos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/f/d/ocl5qiTImiOl9OHORCjg/cotoca-screenshot.jpg)
Os lugares pertenceram à cultura Casarabe, que se desenvolveu no sudoeste da Amazônia boliviana no período de 500 a 1400 d.C. Antes da descoberta, havia evidências apenas de locais isolados, pois a vegetação densa dificulta o mapeamento das florestas tropicais.
Para encontrar os novos assentamentos, os pesquisadores usaram uma tecnologia chamada “lidar”, que consiste em um mapeamento a laser aéreo que funciona disparando feixes infravermelhos de um avião, helicóptero ou drone em direção à superfície e captando os sinais refletidos.
Além disso, segundo os cientistas, o padrão de assentamento representa um tipo de urbanismo tropical de baixa densidade que não havia sido descrito anteriormente na Amazônia. Abaixo, confira imagens:
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.