Gabriela Auzier; 09/08/2024 às 15:45

Fundação Amazônia Sustentável promove curso online e gratuito em REDD+

Com inscrições abertas até 31 de agosto, curso visa fortalecimento das comunidades locais na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável

Estão oficialmente abertas as inscrições para um curso pioneiro em REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). O curso tem ênfase em populações ribeirinhas e povos indígenas da Amazônia, mas também é indicado a todas as pessoas interessadas em aprender e se aprofundar sobre o tema. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no formulário: acesse o link, inscreva-se e participe

Promovido pela Fundação Amazônia Sustentável, em parceria com a Mitsubishi Corporation Foundation for the Americas (MCFA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o curso visa fortalecer e compartilhar conhecimentos a líderes locais no uso sustentável das florestas e no aproveitamento das oportunidades oferecidas pelos mecanismos de REDD+.

REDD+ é uma sigla para Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal. Esse é um mecanismo global que busca incentivar a conservação das florestas, oferecendo compensações financeiras aos países em desenvolvimento que reduzem suas emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal.

No contexto amazônico, onde a pressão sobre as florestas e os recursos naturais é intensa, o curso é fundamental para fortalecer o papel das comunidades locais na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Durante o curso, as pessoas participantes terão a oportunidade de aprender sobre os princípios e o funcionamento do REDD+, técnicas de monitoramento florestal, os direitos territoriais das populações tradicionais, além de desenvolverem habilidades em gestão comunitária e adaptação climática. 

Conduzido por uma equipe de especialistas multidisciplinares e comunicadores socioambientais com experiência na região amazônica, o curso será realizado no segundo semestre de 2024. Com duração de dois meses, contará com aulas, exercícios e testes realizados em uma plataforma digital de Ensino à Distância (EAD).

Segundo Rosa dos Anjos, supervisora do Subprograma Indígena da FAS, o objetivo da formação é capacitar os líderes comunitários para se tornarem agentes de transformação em suas próprias comunidades. 

“Queremos não apenas promover a conservação ambiental, mas também fortalecer as capacidades locais para lidar com os desafios socioeconômicos enfrentados pelas populações indígenas e ribeirinhas”, destacou. 

As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto e são voltadas para representantes de povos indígenas, membros de comunidades ribeirinhas na Amazônia Legal que demonstrem interesse e compromisso com a conservação ambiental e público em geral que queira aprender sobre o assunto.

Para mais informações sobre o curso e o processo de inscrição, os interessados podem acessar o link do formulário de candidatura disponível.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.