Gabriela Auzier; 23/08/2024 às 16:10

Consulta Pública: PRS – Amazônia busca traçar perfil de quem consome os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia

A consulta vai até o dia 31 de agosto e é aberta ao público geral

O Projeto Rural Sustentável – Amazônia abriu, neste mês, uma consulta pública para entender quem são as pessoas consumidoras dos produtos da sociobiodiversidade amazônica. As respostas ajudarão a construir estratégias para inserir os produtos das seis cadeias produtivas apoiadas pelo projeto em novos mercados e aumentar a renda das famílias envolvidas. A consulta é destinada a todas as pessoas e ficará aberta até  31 de agosto. Participe em: https://prsamazonia.org.br/consulta-publica/.

Conhecendo de perto o contexto do bioma, desde 2022, o PRS – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas e o mercado amazônico, no estado do Amazonas, com a castanha-do-Brasil e o pirarucu de manejo; em Rondônia, com o café e peixes redondos; no Pará, com o açaí e o cacau. O Projeto trabalha com mais de 870 famílias – que juntas compõem as 18 organizações socioprodutivas parceiras-, construindo estratégias para a autonomia e o fortalecimento de suas atividades produtivas de baixa emissão de carbono. 

Imagem: Divulgação

Uma das recentes ações do Projeto foi a abertura da Consulta Pública para traçar o perfil das pessoas que consomem e que podem consumir os produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. Na prática, as respostas ajudarão a criar planos estratégicos para inserir os produtos das organizações em diferentes espaços comerciais e, com isso, aumentar a renda das famílias, de forma inclusiva e sustentável. As organizações são formadas por comunidades locais, povos indígenas e comunidades tradicionais.

A coordenadora Operacional do PRS – Amazônia, Alexsandra Soares, destaca que, além das organizações parceiras, toda a cadeia produtiva dos produtos da sociobiodiversidade será beneficiada, diretamente e indiretamente.

“Dentro das diversas ações que o Projeto vai ofertar, temos a consulta pública, que foi aberta com o objetivo de entender como está o consumo dos produtos da sociobiodiversidade amazônica, o que faz a pessoa consumidora escolher esse produtos, o quanto está disposta a pagar e seus diferenciais”, ela conta. “A partir das respostas, esperamos construir, com as organizações parceiras, planos de ampliação, diversificação, promoção e inserção desses produtos em novos mercados, olhando não só para as pessoas produtoras com que trabalhamos, mas para a cadeia produtiva como um todo”, finaliza. 

Foto: Érico Xavier/Fapeam

Quem pode participar?

Todas as pessoas que gostariam de ajudar a fortalecer o mercado local amazônico podem participar, respondendo ao questionário online. A Consulta Pública busca coletar respostas de pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais, grau de escolaridade e regiões do país. Participe em: prsamazonia.org.br/consulta-publica

Sobre o Projeto Rural Sustentável – Amazônia

O PRS – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas, do cultivo à comercialização, em três estados do norte do país: pirarucu de manejo e castanha-do-Brasil no Amazonas, açaí e cacau no Pará e peixes redondos e café em Rondônia. Para isso, o Projeto se propõe a incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer coletivos produtivos ou agroextrativistas – chamados de Organizações Socioprodutivas (OSPs) -, para gerar mais renda, difundir conhecimento e criar um legado sustentável.

O projeto é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.