Ariel Bentes e Isabella Botelho; 14/01/2019 às 18:51

6 tendências do mercado publicitário em 2019

Inovações tecnológicas, sobretudo em Inteligência Artifical, são as grandes apostas para o novo ano

O mundo da comunicação está em constante e contínua expansão, sobretudo o marketing e a publicidade que procuram inovar cada vez mais a partir de novas tecnologias, estratégias e ideias.

Enquanto alguns meios tradicionais começam a desaparecer, como os anúncios impressos, métodos mais eficazes e atuais surgem e ganham destaque, em especial a produção de conteúdo digital.

Aqui vai uma lista de tendências para o mercado publicitário em 2019:

1. Realidade aumentada:

Em 2019, a realidade aumentada promete se consolidar. Essa tecnologia proporciona aos profissionais a criação de uma realidade que complemente os slogans publicitários de forma que se prenda a atenção do consumidor por mais tempo, através do fornecimento de uma carga emocional maior do que as mídias tradicionais.

Empresas como a Volvo e a National Geographic já utilizam esta ferramenta em suas campanhas.

2. Inteligência artificial:

Nos últimos anos, diversas marcas começaram a experimentar possíveis aplicações da Inteligência Artificial (AI), mas se mostraram hesitantes em incorporá-la em suas estratégias de marketing e publicidade. Porém, os produtos e testes demonstraram bons resultados e pode ser que 2019 seja marcado por mudanças e impactos visíveis por conta da aplicabilidade dessa tecnologia.

3. Aumento da experiência via Chatbot:

Como dito anteriormente, a Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais explorada pelas agências de publicidade. Dentre os recursos possibilitados pela AI, o chatbot merece um destaque especial.
Classificado como um programa de computador que desenvolve ações pré-programadas, este tipo de função permite uma interação criativa e envolvente entre o cliente e a empresa, uma vez que um cliente poderá conversar, mesmo que com um computador, sobre os produtos, serviços e suas dúvidas.

4. Maior exposição dos CEO´s:

Antes do fenômeno da internet, era difícil ver os CEO´s das empresas fora das salas de reunião e mantendo um contato direto com o público. Para 2019, as palavras-chave são humanização e transparência. Para isto, eles deverão se dirigir aos veículos de comunicação, utilizar e trabalhar bem suas redes sociais. É importante que os CEO´s se apresentem e conversem com seu público-alvo, o que gerará uma boa e maior visibilidade e engajamento.

5. Aumento dos vídeos ao vivo:

A maior exposição dos CEO´s, o uso das redes sociais e a consequente aproximação com o público-alvo exigirá o aumento dos vídeos ao vivo, as lives. Atualmente, as lives são utilizadas, em sua maioria, por empresários e influenciadores digitais para tratar de assuntos e temas específicos, e tendem a aproximá-los do público-alvo.

6. Marketing em smart speakers:

As smart speakers são alto-falantes inteligentes que respondem as nossas perguntas e comandos de voz, além de executarem ações como acender e apagar luzes, ver a previsão do tempo e mandar mensagens de texto, por exemplo.
Algumas dessas funções já são possíveis com a Siri, da Apple, e com o Google Assistant, do sistema Android, mas segundo a Adobe Analytics, a inserção domiciliar de smart speakers nos Estados Unidos chegou a 48% no final do ano passado.

Dessa forma, surge uma nova oportunidade aos profissionais e agências de marketing e publicidade criarem conteúdos de áudio patrocinado para a programação destes alto-falantes, como podcasts e programas especiais.

As tendências apontadas acima não são novidades. Nos últimos anos, muitas delas foram aperfeiçoadas e devem chegar ao mercado em 2019 com força total. Enquanto comunicadores, devemos ficar atentos a essas previsões e às novidades.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.