Isabella Botelho; 18/12/2019 às 17:00

Tudo que você precisa saber para assistir Star Wars: A Ascensão Skywalker

O último filme da terceira trilogia da saga estreia na quinta-feira, 19

Star Wars: A Ascensão Skywalker chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira, 19. Apesar de toda a felicidade dos fãs, para quem nunca teve a chance ou o interesse em assistir um dos filmes, os próximos dias podem ser terríveis, afinal, em todos os lugares e nas redes sociais estarão falando sobre jedis, naves, força, sabre de luz e várias coisas das quais você nem faz ideia do que se trata. Mas é por isso que nós estamos aqui! Preparamos um rápido e prático guia de sobrevivência para você saber tudo que precisa sobre a saga.

Para começarmos, você precisa entender que Star Wars compreende uma história que se passa há muito tempo, em uma galáxia distante, formada por planetas um tanto quanto diferentes do nosso: desérticos, super habilitados e selvagens, mas todos com a mesma gravidade e atmosfera igualmente habitáveis. É uma história de fantasia que engloba diversos elementos da literatura e do cinema, como romance, drama, humor e, sobretudo, luta entre bem e o mal. A trama gira em torno de uma disputa política entre um império tirano e ditatorial e um grupo libertário. O enredo é recheado pela tragédia pessoal de Anakin Skywalker, um jedi, inicialmente do bem, que sucumbe ao Lado Sombrio da Força e se transforma no vilão Darth Vader, um dos líderes do Império Galático.

Como falamos, Star Wars é basicamente a luta do bem contra o mal. Desse modo, os personagens são divididos entre membros da Aliança Rebelde e do Império na trilogia clássica, membros da Resistência e da Primeira Ordem na trilogia mais recente e entre Jedi e Sith em praticamente todos os filmes. 

Os Jedis são pessoas que têm um dom especial e podem utilizar o poder da Força, uma energia que traz equilíbrio e une o universo como ele é. Eles são os “bonzinhos”, integram uma ordem que funciona como uma religião, não se entregam à emoções fortes como ódio e medo, passam por um treinamento severo e seus pupilos são os padawan. Eles atuam no Lado da Luz e usam sabre de luz nas cores azul e verde.

Já os Sith são representados por um mestre, que foi o Imperador Palpatine por muito tempo, e um aprendiz. Eles são os vilões, usam fortes emoções para alimentar seu próprio poder e ganância. Além disso, usam o título “Darth”, atuam no Lado Negro da Força e usam sabres de luz na cor vermelha. 

Uma das perguntas que mais intrigam aqueles que não são fãs da saga é: Por que, depois de tanto tempo, fizeram novos filmes? A Disney comprou a Lucasfilm, de George Lucas, criador de tudo, em 2012, disposta a produzir novos longas e explorar a marca comercialmente. A mais recente trilogia, iniciada em O Despertar da Força narra eventos que se passam 30 anos após a história contada nos primeiros seis filmes. 

Em que ordem devo assistir aos filmes?

A franquia Star Wars é composta por três trilogias – a última delas será encerrada com A Ascensão de Skywalker -, além de dois longa-metragens spin-offs (Han Solo e Rogue One), algumas séries animadas e duas produções live-action inéditas para a TV.

Já que existe uma ordem cronológica dos eventos da produção, é recomendável assistir aos filmes na sequência em que foram lançados – ao menos as trilogias – para ter a sensação das revelações conforme elas vão acontecendo. Portanto, comece assistindo Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e o Retorno do Jedi, para então partir para os prequels (que contam a história de Anakin Skywalker, pai de Luke) A Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e Vingança dos Sith. Aproveite para assistir também Rogue One e Han Solo antes de começar a terceira e última trilogia, ambientada cerca de 30 anos após os eventos de O Retorno de Jedi e composta por O Despertar da Força, Os Últimos Jedi e, a partir de amanhã, A Ascensão Skywalker.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.