Patrícia Patrocínio; 08/05/2021 às 16:00

#MercadizarIndica: The Good Doctor, a série que deixa lições de empatia e respeito

A série conta a história de Shaun Murphy, um jovem médico residente de cirurgia, com autismo, síndrome de asperger e traços de savantismo

The Good Doctor ou ‘O Bom Doutor’, é um remake americano do drama médico sul-coreano que estreou em 2013. A versão original foi um sucesso local, chegando a receber uma homenagem da Associação Coreana dos Institutos de Assistência Social para Deficientes, que deu à série uma placa de reconhecimento por conscientizar sobre o autismo. Embora haja controvérsias em relação ao nível de conscientização que a versão americana promove, a série conta a história Shaun Murphy, um jovem médico residente de cirurgia, com autismo, síndrome de asperger e traços de savantismo, que troca a vida tranquila no interior para se unir a uma unidade cirúrgica de um grande hospital. 

Produzida por David Shore, o criador de House, uma das maiores séries médicas dos últimos tempos, The Good Doctor apresenta a rotina de Shaun no Hospital San Jose St. Bonaventure, onde médico lida com os preconceitos camuflados e a subestimação de suas habilidades médicas pelos seus colegas de equipe por conta de sua condição. Apesar de todas as dificuldade em se comunicar e usar conceitos abstratos, a síndrome do savantismo lhe confere genialidade em diversas áreas, como memória perfeita e capacidade analítica muito acima da média, desafiando o ceticismo de seus companheiros de profissão e provando sua competência.

Um dos objetivos fundamentais da série é nos fazer refletir sobre o conceito de empatia tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mas para além de sensibilizar, a produção trata de questões sociais muito atuais, especialmente no ambiente de trabalho, como: machismo, racismo, inclusão social, capacitismo e, no caso mais pessoal, nossa habilidade de subestimarmos o outro.

Com isso, a série tem como mensagem principal dizer para o mundo que acreditar e apoiar seu próximo é tudo que você deve fazer. E para aqueles que não se sentem capazes, seja porque ninguém nunca acreditou em você ou porque disseram o que você não podia fazer algo, deixamos uma frase dita por um dos pacientes do Dr. Murphy: “Nunca deixe ninguém te dizer o que você pode ou não fazer. Nunca”. The Good Doctor está disponível no GloboPlay.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.