Isabella Botelho; 18/12/2020 às 11:38

Filme universitário produzido na UEA ganha festival nacional de cinema

O filme produzido como TCC ganhou na categoria de Júri Popular com mais de 15 mil votos no VI Festival Audiovisual FIAM-FAAM

A produção amazonense “Deixa o Rio Levar”, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de ex-alunos do curso de Produção Audiovisual da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), venceu a categoria júri popular do VI Festival Audiovisual FIAM-FAAM. O curta-metragem, que trata a problemática do desaparecimento de crianças no Estado do Amazonas, curta-metragem disputou com 80 filmes do Brasil inteiro. Ao todo foram 31.564 votos e com 49,3% dos votos, somando mais de 15 mil no total, os estudantes levaram a premiação para casa.

“Esse projeto foi o resultado de anos de graduação aprendendo a fazer cinema e audiovisual, o resultado de muito trabalho e esforço durante 6 dias no interior do Amazonas, sem sinal de celular. Foi um projeto cheio de dificuldades e obstáculos, mas que saiu como tinha que ter saído, e acabou ganhando um festival nacional de cinema”, disse o realizador audiovisual Brener Neves.

Para o jovem, ter conseguido o reconhecimento é um sinal de crescimento da área no Estado. “Ter ganhado o prêmio mostra a força do cinema amazonense de querer chegar longe, afinal foram mais de 15 mil votos de pessoas que se empenharam para que o resultado fosse mais um filme amazonense premiado, e conseguimos!”, declarou.

Ir Além

Levar a Universidade do Estado do Amazonas para um festival audiovisual nacional traz a visibilidade que é preciso para o cinema manauara. “O curta é resultado do curso de Produção Audiovisual da UEA que hoje está inativo, então isso reacende o debate da importância de uma formação superior em audiovisual na cidade. Espero que o cenário mude e um dia fazer cinema em Manaus seja mais democrático!”, disse Brener.

O curta foi dirigido por Brener Neves, com produção de Lucas Rosário e roteirização do diretor com Jullie Soares. A direção de fotografia é assinada por William Moita, direção de arte  Jullie Soares e Amanda Negreiros, já o som ficou por conta de Helione Meireles e Lucas Maciel, finalizando a montagem Geovanna Oliveira e Brener.

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.