O boi-bumbá Caprichoso é campeão do 57° Festival Folclórico de Parintins. O resultado foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 01 de julho, após a apuração dos votos no Bumbódromo. O festival foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho.
O Boi Caprichoso levou para arena do Bumbódromo de Parintins o tema geral “Cultura: o Triunfo do Povo”. Na primeira noite do evento (28), o Caprichoso apresentou o tema “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas”, abrindo as apresentações proclamando o triunfo do povo com foco nas culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia brasileira.
Já no sábado (29), o tema foi “Tradições: o Flamejar da Resistência Popular”, em que as tradições que dão vida ao Boi Caprichoso foram celebradas. E na terceira noite o Caprichoso fechou o espetáculo com a temática “Saberes: o Reflorestar das Consciências”, em que os saberes milenares da população foram exaltados na última apresentação.
A decisão do boi vencedor é feita por 10 juízes. O presidente da comissão de júri e três julgadores avaliam o Bloco A, que possui sete itens. O Bloco B e o Bloco C também são avaliados por três avaliadores cada, cada um com sete itens específicos, que incluem as toadas, alegorias e os personagens de cada agremiação.
Na primeira noite, o Caprichoso saiu na frente. Já na segunda noite os dois bois ficaram empatados. Nas notas de domingo o boi azul se consagrou tricampeão, com seu 26º título na história do festival.
Notas
1ª Noite:
Caprichoso – 419,8
Garantido – 419,7
2ª Noite:
Caprichoso – 419,8
Garantido – 419,8
3ª Noite:
Caprichoso – 419,7
Garantido – 419,7
O Festival
A histórica disputa entre o Boi Caprichoso (azul) e Boi Garantido (vermelho) acontece há 57 edições dentro da arena do Bumbódromo, situado em Parintins, conhecida como “Ilha da Magia”, que fica a 369 km de Manaus. Durante o Festival, a ilha com pouco mais de 120 mil habitantes, chega a receber essa mesma quantidade de turistas, segundo os órgãos do estado.
Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival de Parintins é realizado sempre no último fim de semana do mês de junho.
Em sua 57º edição, o Festival de Parintins 2024 é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.