Sofia Lourenço; 12/07/2024 às 14:10

Exposição ‘Repara aí, mana! Mulheres artistas no acervo do SIMM/Secult’ começa nesta sexta (12)

Com obras de mais de 70 artistas, a exposição retrata o papel transformador das mulheres para a sociedade

A Secretaria do Estado de Cultura do Pará, abre nesta sexta-feira (12), a exposição “Repara aí, mana! Mulheres artistas no acervo do SIMM/Secult”, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan). A visitação estará aberta até 8 de Setembro, de terça a domingo, sempre das 9h às 17h. 

Imagem: Divulgação

As obras fazem parte do acervo do Sistema Integrado de Museus e Memoriais e reúne obras de artistas mulheres que retratam lutas femininas e a importância da mulher para a história da sociedade. 

O objetivo da exposição é despertar nas pessoas o pensamento crítico e dar maior visibilidade às mulheres que contribuíram e contribuem para a arte no nosso território.

Imagem: Divulgação

“O processo curatorial, na verdade, não é uma coisa que acontece da noite para o dia. Ele é fruto de uma vivência, diante das coleções, uma vivência diante desse acervo existente na Secretaria de Cultura. A exposição surge de uma demanda do sistema de museus, mas também de uma necessidade da gente trazer à tona essa discussão sobre uma produção artística feita por mulheres”, conta Renata Maués, que assina a curadoria da mostra, junto com Nando Lima. 

Renata afirma que as obras retratam diferentes aspectos do feminino, com diversos elementos visuais, trazendo uma forte carga emocional e simbólica.

“São obras muito potentes, que vão tratar várias questões, são percursos diversos que abordam inúmeros temas”, conclui.

Ao todo mais de 70 artistas compõem a exposição, com cerca de 100 obras em telas de representações figurativas, paisagens abstratas, esculturas, instalações, fotografias, peças em cerâmica, entre outras.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.