Ao longo da história, a música se fez presente nas mais variadas civilizações. No Brasil, ela assumiu um papel importante na história do país que, com dimensões continentais, possui uma variedade de estilos musicais que se diferenciam de acordo com o período histórico, estados e regiões. Por isso, como forma de homenagear uma das expressões mais relevantes e universais da Arte e Cultura, entre os dias 16 a 22 de novembro, o Brasil celebra a semana da música.
Criando conexões, a música se comunica e influencia a sociedade como um todo. Sua apreciação não depende de língua ou nível de escolaridade. Considerada um registro histórico, ela também reflete o contexto social na qual está inserida. Em muitos momentos, impulsionou movimentos de rupturas, assim como enfrentou opressores e reivindicou direitos para a população em períodos obscuros.
Em relação ao Brasil, são muitos os exemplos de músicas que revelam ideias e aspectos de um dado período do país como a música “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré. O advogado, cantor, compositor e poeta brasileiro, vítima de tortura na ditadura militar, compôs essa canção em protesto à censura e outros aspectos dolorosos do período.
“Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição”..
O Brasil precisa da música!
Em 2018, uma pesquisa divulgada pela Universal Music apontou que o Brasil é o país mais apaixonado por música. Ainda que existam pessoas que não reconheçam sua importância para o país, ela cumpre um papel importante na sociedade brasileira.
Como porta-vozes de transformações sociais, músicos que compreendem o poder de sua responsabilidade artística, por meio de suas obras criam, enfrentam e traduzem cenários adversos para sociedade, oferecendo-lhe aquilo que precisam saber e defender para o bem do coletivo.
Dessa maneira, tanto a música, quanto os artistas que se expressam por ela, possuem uma grande importância, especialmente para o contexto social brasileiro. Visto o seu papel e função na construção da sociedade, que por meio da música possuem a missão de conectar um país tão grande quanto o Brasil.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.