
Estão abertas, de 10 de maio a 10 de junho, as inscrições para a 47ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, uma das mais tradicionais premiações do jornalismo brasileiro. A edição deste ano marca os 50 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto em 1975 durante a ditadura militar, e terá uma categoria extra voltada à defesa da democracia.
Além das sete categorias tradicionais — texto, vídeo, áudio, multimídia, fotografia, arte e livro-reportagem —, os organizadores anunciaram a criação, em caráter extraordinário, da Categoria Extra: Defesa da Democracia, que vai reconhecer trabalhos jornalísticos que abordam temas como política nacional, ameaças às instituições e formas de proteção ao Estado democrático de direito. As inscrições para essa categoria vão até o dia 23 de setembro de 2025, às 18h, e devem ser de produções realizadas entre 8 de janeiro de 2023 e 23 de setembro de 2025.
As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do prêmio: www.premiovladimirherzog.org, onde também está disponível o regulamento completo.
A sessão pública de julgamento dos trabalhos e a divulgação dos vencedores acontecem no dia 7 de outubro, com transmissão ao vivo. A tradicional Roda de Conversa com os ganhadores e a cerimônia de premiação estão marcadas para o dia 27 de outubro, no Tucarena, em São Paulo.
Criado em 1979, o prêmio homenageia Vladimir Herzog, jornalista assassinado sob tortura nas dependências do DOI-CODI, em São Paulo, e é voltado a produções que contribuam com a defesa dos direitos humanos e da democracia. Desde 2023, a premiação é organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil sem fins lucrativos, que reúne 18 entidades da sociedade civil e a família Herzog.