Sofia Lourenço; 10/01/2025 às 18:00

Prêmio Mapinguari de Quadrinhos retorna em 2025 para sua 2ª edição

Premiação que celebra os quadrinistas da região Norte retorna em 2025, agora com a produção da iniciativa Norte em Quadrinhos

Após um breve hiato, o Prêmio Mapinguari de Quadrinhos está de volta em 2025, em sua segunda edição, com o objetivo de celebrar e destacar o talento dos quadrinistas da região Norte. Criada pelo portal Mapingua Nerd em 2022, a premiação volta este ano sob nova produção, conduzida pela iniciativa Norte em Quadrinhos.

Imagem: Reprodução/Internet

As inscrições serão abertas no próximo dia 13 de janeiro, voltadas exclusivamente para artistas e criadores da região amazônica. Detalhes sobre as categorias e regulamento serão divulgados em breve nas redes sociais dos organizadores, incentivando os interessados a ficarem atentos às atualizações.

Com a proposta de valorizar a produção regional de histórias em quadrinhos, o evento busca promover a criatividade e diversidade dos artistas nortistas. A identidade visual desta edição foi desenvolvida por Yan Bentes, enquanto a filmmaker e produtora Bárbara Gonçalves contribui com a realização do projeto.

Imagem: Reprodução/Internet

Na última edição, o Prêmio Mapinguari de Quadrinhos contou com categorias que destacaram diferentes aspectos da produção e do mercado de quadrinhos. Entre elas, estavam Melhor Desenhista, Melhor Roteirista, Melhor Arte-finalista, Melhor Colorista, Melhor Quadrinho, Melhor Webtira ou Webquadrinho, Melhor Subproduto ou Adaptação de HQ e Melhor Banca ou Comic Shop, esta última definida por voto popular. A expectativa é de que as novas categorias mantenham a diversidade e reconheçam os múltiplos talentos da região Norte.

A 4ª edição promete reforçar a importância do mercado de quadrinhos no Norte do Brasil, inspirando criadores e aproximando o público do rico universo artístico da região.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.