Oferecer uma nova experiência para clientes, lojistas e colaboradores, com uma mescla visual entre a identidade metropolitana de Nova Iorque e as raízes amazônicas, é a proposta do “retrofit” do Manaus Plaza Shopping. Com mais de 20 anos de história, o centro comercial é um dos mais tradicionais de Manaus.
O “retrofit” é um processo de modernização de edificações existentes, incluindo adequações às novas normas técnicas e necessidades funcionais e sustentáveis. À frente do projeto está Victor Hugo Azevedo, arquiteto formado pela Universidade da Virgínia e neto de José Azevedo, fundador do Manaus Plaza Shopping.
“Tive um senso de responsabilidade muito maior [comparado a outros projetos]. Quando criança, acompanhava a construção do shopping ao lado do meu avô e presenciei o nascimento do Plaza. Entendo a importância que isso tem para a minha família. Então, mais do que uma questão profissional, é algo afetivo e familiar. Sinto-me honrado em participar deste projeto”, compartilhou o arquiteto.
Após passar cerca de dez anos em Nova Iorque (EUA), adquirindo experiência em projetos internacionais de renome, Victor Azevedo explica que o “retrofit” busca reposicionar a marca do shopping.
“Foram vários anos sem novos investimentos. Assim como outros shoppings do país, o Plaza sofreu muito durante a pandemia de COVID-19. Agora, identificamos que é o momento oportuno para investir neste segmento e oferecer o melhor para nossos clientes, lojistas, colaboradores e parceiros”, destacou.
Um dos principais destaques é a nova praça de alimentação, cuja entrega está prevista para o início de 2025, na primeira fase do “retrofit”. A praça contará com uma nova entrada pelos fundos do shopping, proporcionando mais praticidade aos visitantes.
A localização estratégica do Plaza, entre a Avenida Djalma Batista e o conjunto Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, também orienta o objetivo do projeto: elevar o padrão social e atrair uma nova clientela.
“O objetivo é mesclar a identidade metropolitana de Nova Iorque com as raízes amazônicas. O projeto de interiores do Plaza traz características de grandes empreendimentos internacionais, ao mesmo tempo que valoriza a identidade regional, com elementos como madeira e corda sisal. Não podemos deixar de lado a nossa cultura”, ressaltou Azevedo.
A fachada do shopping será outro ponto de destaque, com um design clean inspirado nas lojas da Quinta Avenida, em Nova Iorque.
“A Djalma Batista sempre foi uma avenida de grandes fachadas e empreendimentos. A ideia é criar uma fachada mais leve, que contraste com a realidade atual da Djalma, uma área visualmente muito carregada”, explicou o arquiteto.
Sustentabilidade também é um pilar do projeto.
“Sempre digo que o prédio mais sustentável é aquele que já existe. Não é necessário mobilizar terrenos nem desmatar áreas naturais. A área do empreendimento já está consolidada. Com o retrofit, queremos dar um novo fôlego para que o Plaza continue fazendo história em Manaus por muitos anos”, concluiu Victor Azevedo.
O Manaus Plaza Shopping está localizado na Av. Djalma Batista, nº 2.100, bairro Chapada – Zona Centro-Sul de Manaus. Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais: @manausplaza.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.