Poliany Rodrigues; 03/12/2024 às 15:06

IX Expondo e Encantando: Evento homenageia literatura indígena roraimense

O evento contará com a presença Jama Wapichana, escritora, roteirista e pesquisadora de línguas e culturas indígenas

Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular a leitura e a escrita, além de valorizar os projetos desenvolvidos nas salas de leitura e bibliotecas das escolas da rede estadual, a Secretaria de Educação e Desporto de Roraima promove o IX Expondo e Encantando.

O evento acontece entre os dias 2 e 3 de dezembro, no auditório do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Boa Vista, com o tema “Vozes Indígenas Femininas – Palavra e Resistência”. 

Programação

O encontro contará com a apresentação de 18 projetos desenvolvidos pelas escolas estaduais ao longo do ano letivo, além de 14 atrações culturais que envolvem estudantes em apresentações de canto, dança, peças teatrais e declamação de poemas.

“Um dos principais objetivos do Expondo e Encantando é reconhecer e valorizar o trabalho dos mediadores de leitura e gerar cada vez mais motivação, tanto nos mediadores quanto na comunidade escolar, impulsionando o constante crescimento. O evento também abre espaço para que as escolas compartilhem experiências positivas”, destacou Evely Mary Rodrigues Cavalcante, assessora pedagógica do Programa Caminhada Literária, que coordena a iniciativa.

Homenagem à literatura indígena feminina

Este ano, o evento presta uma homenagem às escritoras e poetisas indígenas que promovem o respeito à diversidade cultural do Brasil e de Roraima.

A programação contará com a participação especial de Jama Wapichana, escritora, roteirista e pesquisadora de línguas e culturas indígenas. 

Segundo Evely Cavalcante, a escolha do tema busca dar visibilidade à literatura indígena feminina e sua relevância.

“Homenagear as escritoras indígenas é trazer à tona a ancestralidade, identidade e pertencimento dos povos indígenas. A literatura indígena existe desde a colonização e permanece viva até hoje. Promover essa visibilidade é reconhecer a resistência feminina e a luta por manter vivas as histórias dos povos indígenas”.

Caminhada Literária

O IX Expondo e Encantando é uma ação do Programa Caminhada Literária (Pecali), coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Secretaria de Educação e Desporto.

Criado em 2008, o Pecali desenvolve estratégias para incentivar a leitura e aprimorar a proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual. O programa oferece formações continuadas para mediadores de leitura e servidores que atuam em bibliotecas escolares, contribuindo para o desempenho acadêmico e o sucesso escolar.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.