O filme “O Barulho da Noite”, da cineasta tocantinense Eva Pereira, venceu quatro prêmios internacionais na última semana. A produção foi premiada como “Melhor Filme de Ficção” na 11ª edição do Agenda Brasil – Festival Internazionale di Cinema Brasiliano, realizado em Milão, na Itália. Nos Estados Unidos, no 17º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF 2024), o filme conquistou os prêmios de “Melhor Longa-Metragem”, “Melhor Roteiro” e “Melhor Atriz”, com a atuação de Emanuelle Araújo.
Os festivais têm como objetivo divulgar o cinema brasileiro e fomentar o intercâmbio cultural por meio de produções artísticas que destacam a diversidade de narrativas e talentos do país.
A diretora Eva Pereira destacou o significado histórico das conquistas para o estado do Tocantins.
“É o primeiro longa-metragem de ficção que conseguiu levar esses prêmios ao nosso estado. Em cinco festivais internacionais, alcançou quatro premiações de melhor filme. É mais que um reconhecimento ao audiovisual tocantinense e eu dedico isso a todo fazedor de cultura do nosso estado. Estamos exportando os nossos talentos, e isso nos faz ser vistos enquanto indústria audiovisual nortista, tocantinense e amazônica”, comemorou.
O Barulho da Noite
O filme é ambientado na zona rural do Tocantins e narra a história de Maria Luíza, uma menina de sete anos que enfrenta a perda precoce da infância ao descobrir um segredo que ameaça a união de sua família. A narrativa também celebra a cultura popular do estado, tendo como pano de fundo a tradicional Folia do Divino Espírito Santo, um festejo emblemático da região.
O elenco reúne grandes nomes do cinema e da televisão, incluindo Marcos Palmeira, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Ana Alice Dias e Wertemberg Nunes, além da premiada Emanuelle Araújo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.