A exposição fotográfica “Juruti Festival das Tribos – A Celebração”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, está em exibição no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém, até 17 de janeiro de 2025.
Iniciada em 17 de outubro, a mostra reúne imagens do Festival das Tribos, celebrado os 200 anos do evento e homenageando as culturas dos povos Munduruku e Muirapinima.
A exposição é formada por 14 obras, com 7 focadas nos povos Munduruku e 7 nos Muirapinima. A curadoria tem como objetivo traçar a história do Tribódromo, destacando figuras emblemáticas do Festribal, com suas cores e ritmos marcantes. A visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.
Com entrada gratuita, a exposição já passou por várias cidades do Brasil, incluindo Brasília, Porto Alegre, Manaus e agora Belém, e oferece ao público a oportunidade de mergulhar na rica tradição cultural e na memória do Festribal, capturada nas lentes de Baena. As imagens que retratam a vivência e a resistência dessas comunidades, essenciais para o patrimônio cultural do Pará.
Alexandre Baena
Alexandre Baena é um fotógrafo, publicitário, cineasta e documentarista paraense, reconhecido por seu trabalho que destaca a cultura e as tradições do Pará. Com uma carreira internacional, suas obras foram exibidas no Brasil, França, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal. Em 2023, Baena realizou a exposição “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança”, que percorreu seis estados brasileiros, incluindo o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Senado Federal.
Serviço
Exposição “Juruti Festival das Tribos – A Celebração”
Período: Até 17 de janeiro de 2025
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Centro Cultural Palacete Faciola, Belém – PA
Entrada: Gratuita
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.