Sofia Lourenço; 11/11/2024 às 17:33

Exposição ‘Juruti Festival das Tribos’ é aberta ao público em Belém

Exposição fotográfica de Alexandre Baena celebra 200 anos do Festival das Tribos, com entrada gratuita até 17 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Palacete Faciola

A exposição fotográfica “Juruti Festival das Tribos – A Celebração”, do fotógrafo paraense Alexandre Baena, está em exibição no Centro Cultural Palacete Faciola, em Belém, até 17 de janeiro de 2025. 

Imagem: Reprodução/ Internet

Iniciada em 17 de outubro, a mostra reúne imagens do Festival das Tribos, celebrado os 200 anos do evento e homenageando as culturas dos povos Munduruku e Muirapinima. 

A exposição é formada por 14 obras, com 7 focadas nos povos Munduruku e 7 nos Muirapinima. A curadoria tem como objetivo traçar a história do Tribódromo, destacando figuras emblemáticas do Festribal, com suas cores e ritmos marcantes. A visitação é de terça a domingo, das 9h às 17h.

Imagem: Reprodução/ Alexandre Baena

Com entrada gratuita, a exposição já passou por várias cidades do Brasil, incluindo Brasília, Porto Alegre, Manaus e agora Belém, e oferece ao público a oportunidade de mergulhar na rica tradição cultural e na memória do Festribal, capturada nas lentes de Baena. As imagens que retratam a vivência e a resistência dessas comunidades, essenciais para o patrimônio cultural do Pará.

Alexandre Baena

Alexandre Baena é um fotógrafo, publicitário, cineasta e documentarista paraense, reconhecido por seu trabalho que destaca a cultura e as tradições do Pará. Com uma carreira internacional, suas obras foram exibidas no Brasil, França, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal. Em 2023, Baena realizou a exposição “Esmolação – Imagens da Marujada de Bragança”, que percorreu seis estados brasileiros, incluindo o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o Senado Federal. 

Serviço

Exposição “Juruti Festival das Tribos – A Celebração”

Período: Até 17 de janeiro de 2025

Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h

Local: Centro Cultural Palacete Faciola, Belém – PA

Entrada: Gratuita

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.