Poliany Rodrigues; 28/05/2025 às 14:00

Espetáculos do Amazonas integram o 19º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre

Montagens celebram a cultura amazônica por meio da dança, do teatro e da música

Foto: Divulgação

A arte do Amazonas será destaque na 19ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, que acontece até 8 de junho, em Porto Alegre (RS). Com 53 atrações de todas as regiões do país, o evento propõe transformar a capital gaúcha em um grande palco das artes. Duas montagens amazonenses participam da programação, reafirmando a força da cultura nortista no cenário nacional.

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o espetáculo “As cores da América Latina”, da Panorando Cia e Produtora, será apresentado no Teatro de Câmara Túlio Piva. A obra entrelaça dança e teatro para homenagear tradições do Chile, Peru e Brasil, como a Fiesta de la Tirana, a Huaconada e o Cavalo-Marinho. Dirigido por Fábio Moura e Talita Menezes, o espetáculo conquistou o 34º Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional. Em cena, seis máscaras do icônico personagem Fofão, do Carnaval Maranhense, compõem a visualidade intensa que conduz a narrativa do “último Fofão”.

Já nos dias 7 e 8 de junho, o espetáculo “A Amazônia é azul e vermelha”, do Grupo Kboclos, encerra a participação amazonense com sessões no Teatro Sesc Canoas e no Teatro Sesc Alberto Bins. A montagem convida o público a uma travessia sensorial pela cultura popular amazônica, evocando a força da Cunhã Poranga, a sabedoria do pajé e a energia dos bois de Parintins. Com música ao vivo e elementos tradicionais, o espetáculo é um mergulho nos sons, cores e histórias que atravessam o território amazônico. As apresentações contam com tradução em Libras, audiodescrição e visita tátil.

Programação:

‘As cores da América Latina’

31/05 (sábado), às 21h
1º/06 (domingo), às 20h
Teatro de Câmara Túlio Piva
Dança e teatro | 45 minutos | Livre

‘A Amazônia é azul e vermelha’
7/06 (sábado), às 18h – Teatro Sesc Canoas
8/06 (domingo), às 20h – Teatro Sesc Alberto Bins
Dança e música | 50 minutos | Livre
Acessibilidade: tradução em Libras, audiodescrição e visita tátil (1h antes da sessão)

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.