Relatar as vivências LGBTQIA+ pretas no contexto urbano de Manaus e incorporar referências afro-amazônicas à literatura brasileira são os principais objetivos do escritor amazonense Francisco Ricardo Caetano. Em seu quarto livro, “O Coelho da Páscoa Não Gosta de Bichas Pretas e Outros Contos”, ele apresenta histórias marcantes e lança uma campanha de pré-venda na plataforma Benfeitoria para viabilizar a produção da obra.
“Eu tinha uns 12 anos na época. Fui à cabeleireira do meu bairro, na rua de cima. Era o salão da bicha do bairro, chamavam ela de Manuella, porque o salão se chamava Manuella, mas nunca soube bem o nome dela. Todo mundo tratava Manuella no feminino. Ela não era branca, era uma preta de pele clara, cabelos cacheados e longos”, contou Francisco em um dos contos do livro.
A narrativa explora a história de Manuella, uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ e preta do bairro, em um diálogo sobre cabelos durante a infância do autor. A obra mistura as nuances da periferia com temas sociais como homofobia, gênero e raça.
O livro reúne experiências inspiradas em conversas com outras pessoas LGBTQIA+ pretas, destacando os desafios, dores e vivências dos corpos negros e gays no cotidiano de Manaus. Para Francisco, essas histórias precisam ganhar vida nas páginas para alcançar um público mais amplo e iluminar realidades frequentemente invisibilizadas pela sociedade.
“Quero que essas vivências sejam sentidas através da leitura. Que as pessoas entendam que nossas vidas importam e nossas histórias têm potência, mesmo quando marcadas por violências. Quero lançar luz sobre essas experiências”, afirmou o autor.
O contexto de violência contra a população LGBTQIA+ em Manaus reforça a relevância da obra. Segundo o Observatório de Mortes e Violências LGBTQIA+ no Brasil, a capital amazonense liderou em 2022 como a cidade com o maior número de homicídios de pessoas da comunidade, enquanto o Amazonas foi o terceiro estado com mais registros de violência.
A campanha de arrecadação visa atingir uma meta inicial de R$ 2 mil, valor necessário para cobrir os custos de edição, contratação de profissionais (revisão, diagramação, capa e edição), registro ISBN/ficha catalográfica e a impressão de pelo menos 40 exemplares.
Sobre o autor
Francisco Ricardo é autor dos livros “Vestígios Banais”, “Às Margens do Rio Negro” e “Rio Negro de Pessoas Pretas”, este último em coautoria com Carla Medeiros e Raescla Ribeiro. “O Coelho da Páscoa Não Gosta de Bichas Pretas e Outros Contos” será publicado pela Editora Urutau, com distribuição no Brasil, Galiza e Portugal.
A pré-venda está disponível em: benfeitoria.com/projeto/ocoelho.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.