Sofia Lourenço; 12/11/2024 às 17:20

Equipe de Manaus conquista o Hackaton Pop 2024 com jogo educativo sobre desinformação climática na Amazônia

Na fase final, estudantes competiram em Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Na última quinta-feira, 7 de novembro, a equipe Eco Guardiões, formada por estudantes da rede pública de Manaus, conquistou o primeiro lugar no Hackaton Pop 2024, evento realizado em Brasília, com o jogo educativo “A Missão de Supi”. 

A proposta vencedora, apresentada no Museu Nacional da República, visa conscientizar sobre a desinformação climática, especialmente sobre queimadas na Amazônia, e foi parte das atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Imagem: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

O jogo é protagonizado por Supi, um tucano que precisa combater a desinformação sobre mudanças climáticas em um cenário inspirado no Museu da Amazônia (Musa). Composto por fases, o jogo ensina o jogador a identificar características de notícias falsas e a não se deixar enganar por elas.

“A gente precisa ir em busca da verdade”, defendeu a amazonense Ana Gabrielle. “O que nos incentivou a resolver essa problemática da desinformação sobre mudanças no clima foi a devastação de grandes áreas de preservação dos biomas brasileiros, afetadas pelas queimadas. O aumento na divulgação de desinformação, pela facilidade do compartilhamento nas redes sociais, mascara a verdade das consequências dos incêndios”, disse a jovem.

Eduardo Batista, também integrante da Eco Guardiões, explicou que o objetivo é tornar o jogador digitalmente letrado para que saiba reconhecer fake news ao final do jogo. Em cada fase, o jogador enfrenta o vilão Dr. News, um personagem que simboliza a desinformação nas redes sociais. 

“Queremos que, ao final, o jogador entenda como funcionam as fake news e aprenda a buscar a veracidade das informações”, destacou Eduardo.

A ministra Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), presente na abertura do evento, elogiou a proposta e reafirmou o compromisso com a promoção da ciência como ferramenta contra o obscurantismo e a desinformação. 

Imagem: Vitor Vasconcelos/Secom-PR

O Hackaton Pop 2024, segundo a ministra, fortalece o embate de ideias e a democracia ao promover o uso da informação baseada em evidências. João Brant, secretário de Políticas Digitais, reforçou a importância do evento, que segundo ele “representa um trabalho em prol de uma sociedade que busca a ciência como referência”.

Como parte do evento, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MCTI e a Secretaria de Comunicação Social para fortalecer a educação midiática no Brasil. Além disso, foi anunciada a criação da Olimpíada Brasileira de Educação Midiática, que pretende atingir estudantes e educadores em todo o país, promovendo o combate à desinformação e o fortalecimento da cultura científica entre os jovens.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o principal evento de divulgação científica no Brasil, promovido anualmente desde 2004 com o objetivo de popularizar a ciência e incentivar o engajamento da sociedade em questões científicas. Realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a SNCT abrange atividades em todas as regiões do país, envolvendo escolas, universidades, centros de pesquisa e espaços públicos em diversas cidades. Com o tema central variando a cada ano, a SNCT oferece palestras, oficinas, exposições e competições, como o Hackaton Pop, focadas em despertar o interesse pela ciência e pela inovação entre estudantes e o público em geral.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.