Pelo sétimo ano consecutivo, o coletivo Papel & Caneta celebra vozes que transformam a indústria da comunicação no Brasil. A lista anual “Vozes30”, que em 2024 destacou 30 profissionais e 25 iniciativas inovadoras, é uma homenagem ao impacto positivo e às transformações promovidas em um setor tradicionalmente competitivo.
Entre os selecionados deste ano, Gil Borari e Zek Nascimento, do Pará, e Natália Tupi, do Amazonas, representam a região Norte no cenário nacional. Somando ao time, o paraense José Kaeté colaborou na curadoria de nomes para a lista anual.
Barco Regatão: cultura itinerante pelos rios amazônicos
Gil Borari e Zek Nascimento, do Instituto Regatão Amazônia, deram vida ao Barco Regatão, uma iniciativa que atua como centro cultural itinerante no oeste do Pará. A bordo, eles promovem imersões em comunidades ribeirinhas, levando discussões, música, exibições de filmes e atividades que culminam em celebrações comunitárias. O projeto, além de formar criadores de conteúdo e agentes culturais, busca expandir sua atuação para outras regiões do Norte, conectando as comunidades ribeirinhas através da arte e da cultura.
Natália Tupi: identidade e cinema
Nascida em Parintins (AM), Natália Tupi utiliza o audiovisual como ferramenta de luta por meio do projeto Ancestralidade Visual, que promove oficinas e reflexões através da câmera. Em 2024, Natália se destacou com os documentários “Minha Câmera é uma Flecha” e “Os Sonhos Guiam”, que participaram de festivais e receberam prêmios e menções honrosas. Seu trabalho conecta histórias amazônicas à luta por identidade e representatividade, mostrando o poder transformador do cinema na preservação da memória cultural.
A lista “Vozes30” deste ano foi realizada com apoio de empresas como Meta, Droga5, AlmapBBDO e VML Brasil. “Apoiar iniciativas como essa reforça nosso compromisso com diversidade e inovação”, afirmou Karina Ribeiro, CEO da VML Brasil.
Veja a lista completa:
Ana Catharina Bessa – Mini Manual de PR
Bianca Comparato – YAWARA – South
Bruno Zampoli – ACID (jornal fictício une inteligência artificial e conteúdo)
Dandara Almeida – 14ª Bienal Brasileira de Design
Daniel Eduardo – Click na Favela
Fabian Kassabian – BRAVA
Gean Guilherme – 2050
Gil Borari e Zek Nascimento – Barco Regatão
Giulia Fagundes – Menos Design, por favor
Guilhermina de Paula – OcupaTrans
Hugo Nery e Will rodrigues – TALENTOPCD
Jacqueline Sato – Mulheres Asiáticas
João Rodolfo Carvalho – SIGNALS
Johana Quintana e Paula Saul – Benefício Auxílio Hormonal, Soko/Droga5
Lisiane Lemos – Conselheira 101
Luiz Henrique Costa e Robson Rodriguez – Influência Negra
Luiza Laloni e Marina Cusnir – Estúdio QUE
Marta Carvalho – VOZES Mulheres 50+
Michele Alves – Workshop do Empreendedor Criativo
Monge Han – Daruma: Perseverança
Mônica Rodrigues – Festival KUYA de Design Sulamericano
Natalia Tupi – Documentários Minha Câmera é uma Flecha e Os Sonhos Guiam
Naymare Azevedo – Recôncavo AfroFestival
Raquel Euzébio – Guia didático sobre os pixos
Thiago Vinicius – PerifaCriativa
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.