Sofia Lourenço; 22/05/2025 às 13:52

Casa Som Amazônia promove roda de saberes sobre arte, ciência, música e poesia

Encontro reúne artistas e pesquisadores para discutir conexões entre cultura e meio ambiente no dia 4 de junho, em Manaus

A Casa Som Amazônia, em Manaus, será palco no próximo dia 4 de junho, a partir das 14h, de uma roda de saberes que propõe refletir sobre os cruzamentos entre arte, música, ciência e poesia, a partir das experiências de quatro profissionais que atuam na interface entre cultura, meio ambiente e conhecimento. 

O evento é gratuito e integra o projeto “Coração Sonoro: Uma Ecoprodução da Amazônia”, idealizado pela cantora e pesquisadora Ellen Fernandes, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.

Imagem: Divulgação

O encontro contará com a participação da própria Ellen, além da bióloga e pesquisadora Noemia Kazue, do poeta e músico Celdo Braga e da artista visual e gestora da Manart Galeria, Hadna Abreu. A proposta é compartilhar olhares sobre os processos de criação artística e produção cultural que dialogam com a Amazônia e seus saberes, promovendo uma reflexão sobre como arte e ciência se encontram na preservação, valorização e expressão da floresta e dos territórios amazônicos.

Saberes que se encontram

Ellen Fernandes, idealizadora do projeto, traz uma trajetória que une música e pesquisa. É mestre em Etnomusicologia pela USP, onde estudou a música do povo indígena Sateré Mawé, além de ser formada em Ciências Sociais pela UFAM. Hoje, além de cantora e compositora, lidera a Casa Som Amazônia, espaço que atua na formação, mentoria artística e produção musical voltada para a cena cultural nortista.

Já a artista Hadna Abreu, que assina trabalhos reconhecidos na cena visual de Manaus, compartilha sua experiência à frente da Manart Galeria, iniciativa que conecta arte, economia criativa e identidade amazônica, especialmente por meio de estampas inspiradas em obras de artistas da região.

Imagem: Divulgação

A poesia e a música ficam por conta de Celdo Braga, artista com uma sólida carreira na literatura e na música regional, autor de diversos livros e álbuns que celebram os sons, os ritmos e as narrativas da Amazônia. Celdo também lidera o Grupo Imbaúba, dedicado a difundir a cultura amazônica em suas múltiplas expressões.

Na interface com a ciência, a roda recebe a bióloga Noemia Kazue, uma das maiores especialistas em fungos da Amazônia. Com doutorado no Japão e pós-doutorado nos Estados Unidos. Em Manaus, Noemia trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 2004, e atualmente, lidera o Grupo de pesquisas Cogumelos da Amazônia, e coordena o projeto CNPq PPBio – Diálogos Multiculturais. Noemia também é autora de livros que popularizam a ciência, aproximando conhecimentos acadêmicos das comunidades e do público geral.

Imagem: Divulgação

Sobre o projeto

O “Coração Sonoro: Uma Ecoprodução da Amazônia” surge como uma plataforma de encontros e produção cultural que conecta música, artes visuais, ciência e saberes ancestrais, buscando fortalecer a identidade amazônica a partir de processos colaborativos e de valorização da floresta.

O evento será realizado presencialmente na sede da Casa Som Amazônia, no bairro Adrianólopis, em Manaus.

Serviço

Roda de Saberes sobre ‘Arte, música, ciência e poesia’

Quando: 4 de junho (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Casa Som Amazônia

Endereço: Rua Neves da Fontoura, 138 – Adrianópolis, Manaus – AM, 69057-495

Ponto de Referência: Após o Manauara Shopping e antes da Bodeguita

Agenda pós roda de saberes

Espetáculo Musical ‘Coração Sonoro’

Dia: 20 de Junho (sexta)

Horário: a partir das 20h

Local: Casa Som Amazônia, auditório ‘Seiva Musical’

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.