Sofia Lourenço; 13/11/2024 às 18:05

Ateliê 23 apresenta ‘Sebastião’ no Festival Internacional de Teatro de Brasília

Companhia amazonense tem três apresentações do espetáculo no Cena Contemporânea 2024

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, grupo amazonense Ateliê 23 realiza, em Brasília, uma série de apresentações de “Sebastião”, no Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, que chega à sua 25ª edição neste ano. 

A primeira apresentação aconteceu na terça-feira, 12, no palco do Teatro dos Bancários, que recebe a segunda sessão na noite de hoje, 13. No sábado, 16, a história do primeiro bar gay de Manaus vai ser contada no Teatro Sesc Newton Rossi de Ceilândia, com entrada gratuita.

Imagem: Jéssica Lima

O festival, que é considerado um dos maiores de artes cênicas do Brasil, tem como objetivo destacar produções que abordam temas sociais e culturais contemporâneos. 

 

Imagem: Jéssica Lima

“Eu sempre tive muita curiosidade sobre o teatro feito em Manaus e me encantou a qualidade do trabalho do Ateliê 23, a criação moderna, contemporânea, com temas que são de toda a sociedade”, afirma Guilherme Reis, diretor geral do Cena Contemporânea que também assina a curadoria, com a colaboração de Daniele Sampaio. “Estamos num momento de afinação de direitos e valores, é muito importante que isso esteja presente em nosso festival e ‘Sebastião’ é uma grande contribuição”.

Reconhecimento

Imagem: Jéssica Lima

Com direção de Taciano Soares e Eric Lima, “Sebastião” se passa no período da ditadura militar, ambientado no primeiro bar gay de Manaus. A narrativa traz personagens LGBTQIA+ que compartilham suas vivências e desafios durante os anos 70, explorando histórias inspiradas no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca. No palco, o elenco dá vida às personagens que encaram preconceitos e buscam afirmar sua identidade em um ambiente repressivo.

“O Cena Contemporânea de Brasília é um festival importante do circuito de festivais nacionais no Brasil. Portanto, participar desse festival conecta o espetáculo ‘Sebastião’ e o Ateliê 23 ao circuito de artes cênicas brasileiras, conectando ainda os interesses do grupo e das curadorias no intuito de tornar uma programação mais plural”, destaca o ator Francis Madson, que interpreta Chica, a dona do bar.

Além de Francis Madson, o elenco de “Sebastião” tem Andiy, Elias Difreitas, Eric Lima, Jorge Sabóia, José Holanda, Taciano Soares e a banda formada por Bruno Rodriguez, Guilherme Bonates, Luana Aranha e Mady.

Imagem: Jéssica Lima

O Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, um dos cinco maiores festivais de artes cênicas do Brasil, traz 13 dias de espetáculos inéditos, estreias nacionais e encenações premiadas, ocupando palcos e ruas do Distrito Federal. Além das apresentações, o festival oferece atividades formativas para artistas, como oficinas, residências e os Encontros do Cena, promovendo reflexão e aprofundamento sobre a produção artística contemporânea.

Temporada em Casa

Além de sua passagem por Brasília, o espetáculo “Sebastião” volta a Manaus ainda este mês, onde será apresentado no Teatro Gebes Medeiros nos dias 19, 21, 26 e 28 de novembro. Os ingressos para a temporada manauara já estão disponíveis por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), com a compra sendo realizada pelo Instagram do Ateliê 23 ou no site Shop Ingressos. A classificação indicativa é de 18 anos.

Imagem: Jéssica Lima

O Cena Contemporânea é conhecido por promover atividades formativas, como oficinas e residências artísticas, além de oferecer um espaço de discussão sobre a produção contemporânea. Com espetáculos nacionais e internacionais, o evento ocupa teatros e ruas de Brasília, proporcionando ao público um panorama diversificado da cena artística.

“Sebastião” é uma realização do Ateliê 23 com o apoio do Itaú Cultural, por meio do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Ministério da Cultura, via Funarte. O apoio e a projeção em eventos como o Cena Contemporânea destacam o papel do grupo na difusão de narrativas amazônicas, reforçando o caráter plural e inclusivo do teatro brasileiro.

Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília

O Festival Cena Contemporânea é um dos maiores eventos de artes cênicas no Brasil, realizado anualmente no Distrito Federal. Este festival celebra a diversidade cultural e promove intercâmbios artísticos, com uma programação rica que inclui peças de teatro, espetáculos de dança, shows de música e exibições de filmes que trazem uma perspectiva contemporânea e crítica. O festival, que dura cerca de duas semanas, apresenta obras nacionais e internacionais e proporciona aos artistas uma série de atividades formativas, como oficinas e residências artísticas, além de debates sobre temas relevantes da cena teatral atual, como identidade e ancestralidade.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.