O Governo do Amapá, em parceria com o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), abriu inscrições para o curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombola. São 160 vagas disponíveis para professores autodeclarados quilombolas, que residem em comunidades tradicionais e tenham ensino médio completo.
As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas até o dia 6 de janeiro de 2025 por meio de formulário on-line no link. O curso é voltado para profissionais que atuam na rede pública municipal ou estadual, mas que ainda não possuem graduação na área, além de incluir cotas destinadas a quilombolas.
Requisitos
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender a alguns critérios:
Possuir ensino médio completo, com certificado;
Ter currículo cadastrado na Plataforma Freire;
Comprovar pertencimento étnico quilombola.
Benefícios e formato
Os estudantes selecionados receberão uma bolsa de R$ 700, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As aulas serão ofertadas em módulos durante as férias escolares dos docentes da rede básica, nos meses de janeiro e julho, permitindo maior flexibilidade.
O curso será ministrado em quatro polos localizados em Macapá: Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, no Quilombo do Curiaú; Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, na comunidade de São José do Matapi; Universidade Estadual do Amapá (Ueap), campus I, no Centro da capital, com duas turmas.
O primeiro módulo está programado para começar no dia 20 de janeiro de 2025.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.