O professor e maestro Afonso Eder Portela, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), terá a honra de representar o Acre no III Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música: Camões, 500 anos”, que será realizado de 13 a 15 de fevereiro de 2025, na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Durante o evento, o maestro apresentará seu artigo científico intitulado “Abordagens para Interpretação Vocal da Canção Amazônica Farinhada – O Caso Waldemar Henrique”. A pesquisa, que faz parte de seu doutorado em Música pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), se baseia em uma investigação profunda sobre as características vocais dos nativos amazônicos.
“Coletamos gravações de nativos da Amazônia oralizando a poesia da canção ‘Farinhada’. A partir desse material, criamos uma Tabela Comparativa de Sotaques da Amazônia Brasileira, o que nos permitiu analisar o posicionamento da voz e os sons, além de explorar as experimentações performáticas dessa música”, contou Portela à Agência de Notícias do Acre.
A pesquisa de Afonso Portela surgiu da curiosidade em entender as variações de fala dos povos amazônicos e como essas características podem influenciar a interpretação vocal das canções da região. Para isso, ele contou com a participação de cinco nativos de diferentes estados da região Norte do Brasil, que forneceram gravações de suas falas. O material foi analisado e comparado, resultando em uma descrição detalhada das peculiaridades linguísticas de cada estado amazônico.
Além de sua atuação docente, Afonso Portela também contribui com a gestão estadual, realizando palestras sobre cuidados com a voz para servidores públicos. Ele destaca que sua pesquisa não se limita a ser um estudo sobre o uso dos vocábulos nativos como parâmetro interpretativo, mas busca oferecer uma nova perspectiva para a interpretação vocal no repertório amazônico.
Sobre o Maestro Afonso Portela
Afonso Eder Portela de Messias, 38 anos, natural de Rio Branco e morador do Bairro Conjunto Esperança, possui graduação em Música pela Universidade Federal do Acre (2014), especialização pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2018), mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021), e atualmente cursa doutorado em Música na mesma instituição (Udesc).
Portela se dedica a pesquisas sobre o uso de vocábulos naturais de fala para a interpretação vocal de canções amazônicas e possui vasta experiência em áreas como Cuidados com a Voz, Técnica Vocal, Violão, Piano e Regência.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.